\n\n\n

Por que deve escolher um material natural para decorar a sua casa

Nos tempos que correm personalizar é a palavra de ordem e a sustentabilidade o método certo para a humanização dos espaços. A ecologia, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável são preocupações das nossas sociedades que se transformaram em motores de ideias e conceitos capazes de inspirar novos produtos e soluções decorativas. Nessa perspectiva surgem os materiais 100% naturais, desde o seu fabrico até serem aplicados não libertam quaisquer químicos para o meio ambiente.

Em 2017 as Nações Unidas assinaram uma resolução para interromper o fluxo de resíduos plásticos para os oceanos, atualmente e nas mais recentes investigações demonstra-se que os microplásticos que se encontram nos corpos das pessoas vêm do ar que se respira e não apenas da água engarrafada que se bebe ou dos peixes que saem da poluição dos oceanos. Devido ao seu tamanho minúsculo, os microplásticos podem ser inalados e induzir a uma enorme variedade de doenças respiratórias, conclui-o o World Economic Forum.

Segundo um estudo de 2018 da École Nationales des Ponts et Chaussées, as investigações permitem concluir que o microplásticos se encontram tanto no ar que circula dentro das nossas construções, como no ar livre. No entanto, a concentração no interior das nossas casas é maior do que no ar livre. Isto resulta da fragmentação através do atrito, do calor ou da luz dos objectos plásticos que se encontram em todas as casas. Nesse sentido a escolha de materiais naturais por parte dos profissionais do ramo Arquitetos, Engenheiros, Decoradores é fundamental, para que o interior de uma casa se possa tornar um local seguro e um espaço livre de qualquer transformação química que possa surgir beneficiando o Meio Ambiente.

Assim a necessidade de preservação da natureza, a consciencialização de que os recursos naturais são limitados e que a acção do homem tem de ser alterada para travar o seu uso abusivo, são chavões que entraram no nosso quotidiano na última década, e que em muito têm influenciado todos os campos da criação artística, desde a arquitectura, até ao design de interiores.

Por essa razão são muitas as marcas e os designers que apostam na utilização de materiais recicláveis para a feitura das suas peças, e que consequentemente reduzem o impacto negativo da indústria.

Alguns exemplos de matérias naturais que pode utilizar:

Sancas
Frisos
Florões

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.